E viva a Liberdade e o Cinema

Se for spoiler, lamento (ou não)! Se é tarde, me perdoa!

 

Sabe aquele filme que lhe paralisa? Sabe aquela atuação digna de aplausos até em fim de filme na sala de sua casa? Gêmeos! Um é um importante político de oposição e está cansado, precisando de liberdade/respiração (daí o título "Viva La Libertà"). O outro irmão é um escritor/filósofo tido como louco. O político e o filósofo (louco?) mudarão de lugar. Ótimo roteiro, esplêndida atuação de Toni Servillo. Digno!

 

Sinta algumas falas do filme:

 

No fundo a política e o cinema não estão afastados. São dois mundos no qual o erro e o gênio coexistem e com frequência é difícil distingui-los.

 

Inclusive Jesus Cristo não quis ser morto sem um processo porque é muito mais vergonhoso morrer através de um julgamento que por uma rebelião.

 

Hegel dizia que a leitura dos jornais é a oração do laico.

 

Meus eleitores fazem bem em cansarem de mim. Inclusive me canso com frequência deles! Se os políticos são medíocres é porque seus eleitores são medíocres. E se são ladrões, é porque seus eleitores são ladrões ou queriam ser.

 

O medo é a música da democracia! O poderoso procura desafiá-lo. Tem a ilusão de domesticá-lo e no final se sente atraído. Por esta razão, não existe democracia ocidental sem Serviços Secretos. E é exatamente por essa mesma razão que os políticos, antes ou depois procuram falsificar sua própria biografia. Sósias, cópias, falsificações. Na câmara não há um só cretino que seja consciente de sê-lo.

 

FICHA TÉCNICA

Titulo: Viva La Libertà

Género : Comédia / Drama

Ano de lançamento : 2013

Director: Roberto Andò

IMDB : 7.1

Escribir comentario

Comentarios: 0